quinta-feira, 8 de julho de 2010

Apenas "amor" não basta. Respeito e Consideração !

3 Palavras com sentidos amplos e belos. Porém , difíceis de praticar ou compreender.

O assunto que quero abordar neste post é o valor que se dá ao amor , mas se esquece que para mante-lo firme é necessário ter: Respeito e consideração.

Do que adiantaria simplesmente "amar" alguém , se não respeita esta pessoa ?!

Vamos ao significado das palavras:

  • Respeito : Um sentimento positivo de estima que se dá  primeiro a nós mesmos  e também aos outros.
  • Consideração : É o reconhecimento que se dá  a alguém.
Resolvi deixar este post com uma cara mais séria . Assim como este assunto representa para mim !

 Você respeita pessoas que nunca viu , que não conhece , somente as cumprimentandoe não interferindo em sua liberdade . Respeitando suas opiniões , crenças , religiões , etnias.
 Agora vejamos. Se respeitamos automaticamente alguém que NUNCA vimos, seria LÓGICO , fazer o mesmo com quem conhecemos e amamos. Certo? Não. Definitivamente não.
 Respeito acaba tendo um conceito Universal. Portanto , sabemos que deveríamos respeitar todas as pessoas sem exceção.

Mas , percebi que muita gente considera respeito como sendo uma questão 'particular' .
E a velha frase nasce : "Respeito quem eu quiser."
Como se respeito fosse exclusivo para alguns, ou fosse uma questão de querer e não de educação/cidadania. Hoje em dia nem mesmo os pais são respeitados.
A questão não é : Responder ou não . E sim o fato de não considerar/respeitar estes pais.

 Por exemplo : Aquelas pessoas que saem no sábado as 20 hrs e voltam no Domingo a tarde ( enquanto seus pais MORREM de preocupação, sem noticias e com os nervos e imaginação a flor da pele) e não tem a Consideração  e o Respeito de dar um telefonema avisando que esta bem.
Ainda continuo com a opinião de que respeito deve ser recíproco.  Acho que muitas dessas pessoas fazem isso por nem saberem o que significa respeito.

 Vemos isso em todos os tipos de relações. Sejam elas : Profissionais ou pessoais.

  Os Relacionamentos são regados de amor e carinho, mas destruídos pela falta de Respeito e Consideração !
 E então volta aquela velha frase: "Do que adianta amar,  se não tem Respeito ?!"
Confesso que por muitos dias este conceito no relacionamento estava um tanto quanto distante de mim , mas , agora vejo claramente que isto é primordial numa relação.
 O Fato de você respeitar seu parceiro é o primeiro passo , até mesmo antes de iniciar uma relação. Considerar esta pessoa é algo que  nasce com o tempo. Antes um relacionamento para ser destruído -na minha visão - era por : Traição , Ciumes , e outros ... Mas , agora vejo claramente que estes acontecimentos se dão pela falta de consideração e respeito.


É a consideração de ligar avisando que irá tomar uma cerveja com os amigos (as). Ato que virou um 'dogma' , onde sempre se tem a 'noção' de que esta sendo manipulado pelo seu parceiro (a) . O Respeito em não trair, e se for faze-lo que seja sincero em dizer, para que não se torne uma traição.

 Assim concluo que quem ama deve antes de amar ter : Consideração e Respeito. Estas são a base de um relacionamento verdadeiro e duradouro. Evitam qualquer desconforto na relação. Se todos soubéssemos nos respeitar, os relacionamentos seriam diferentes e arrisco em dizer, que seriam até mais: FELIZES. 

Um comentário:

  1. entao tenho um amigo que disse que tem consideraçao por mim.eli sabe que estou apaixonado por eli e sempre me dis que tambem me adoro .agora nao sei o que fazer presiso de aguda pra saber o que eli senti

    ResponderExcluir

consumidores dos meus fragmentos. <3